top of page

Bem-vindo ao(à) EstatísticaJT

Assessoria de Gestão Estratégica - Núcleo de Estatística TRT 13ª Região

Post: Bem-vindo
Buscar
  • Foto do escritorAgenor da Costa Junior

Episódio 1 - Processos Baixados

Atualizado: 14 de jun. de 2021

PodCast Estatística JT

Bem-vindos!



Agenor da Costa Junior

Chefe do Núcleo de Estatística do TRT 13ª Região


Este é o episódio número um e nele vamos explicar o conceito de processos baixados.


No primeiro grau temos os processos baixados na fase de conhecimento, onde se consideram aqueles em que houve a homologação de acordo, com o registro no sistema PJE do movimento “homologada a transação”


Também os processos arquivados nessa fase ou ainda que tenham iniciado a fase de liquidação ou a execução, com seus respectivos movimentos “iniciada a liquidação” e “iniciada a execução”


Por fim, são considerados baixados os processos remetidos à segunda instância em decorrência de recursos à decisão proferida nos autos.


São considerados baixados também, os processos enviados a outro ramo da justiça face, por exemplo, a não competência da justiça do trabalho para julgá-lo. Entretanto, esses processos no sistema PJE terminam sendo arquivados.


Na fase de execução são considerados baixados, os processos arquivados, os enviados a outro ramo da justiça ou à instância superior.


No 2º Grau o processo é baixado quando o recurso é devolvido à primeira instância ou quando o processo originário é arquivado. São considerados baixados também aqueles enviados à instância superior face a recursos.

Mas por que é importante compreender esse conceito de processos

baixados?


Essa métrica é importante, por exemplo, para cumprimento das metas nacionais do poder judiciário que fazem parte do planejamento estratégico do Conselho Nacional de Justiça, e, consequentemente, do planejamento estratégico de cada TRT.


Também é usada pelo CNJ para o cálculo do IPCJus – Índice de produtividade comparada da justiça, que dentro de cada ramo do poder judiciário classifica os tribunais. Esse índice vem a impactar a classificação do TRT no Prêmio CNJ de qualidade.


E é através desses resultados que a sociedade toma conhecimento de quão ágil e eficiente é o TRT comparado com seus pares.


13 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page